O evento reunirá a comunidade cultural dos territórios da Chapada Diamantina, Sertão Produtivo, Piemonte do Paraguaçu e Bacia do Paramirim e tem a parceria do Comitê de Cultura da Bahia.
Os interessados já podem fazer a inscrição.
No dia 25 de setembro, às 8h, no Instituto Federal da Bahia (IFBA), Seabra sediará a terceira formação presencial do projeto Trilha da Cultura, voltada para gestores municipais e conselheiros de cultura. Com o tema “Culturalizando a Gestão Municipal”, o encontro vai aprofundar debates sobre a Política Nacional Aldir Blanc (PNAB) e o Sistema Nacional de Cultura, reunindo participantes dos territórios da Chapada Diamantina, Sertão Produtivo, Piemonte do Paraguaçu e Bacia do Paramirim, que juntos somam 84 municípios.
Gestores e conselheiros culturais terão a oportunidade de fortalecer sua atuação e ampliar os horizontes da cultura no seu território. O evento é gratuito, contará com certificação e as inscrições já estão abertas pelo link https://forms.gle/HJK9CZsi8iRmc4M87. O objetivo é capacitar profissionais, fortalecer a gestão cultural nos municípios e ampliar o acesso às políticas públicas de cultura na Bahia. Além disso, o encontro será um espaço de troca de experiências entre diferentes territórios, valorizando a diversidade cultural da Bahia.
A programação acontece das 8h às 18h e inclui três formações: Gestão Pública de Cultura – Para que e para quem?, que será ministrada por técnicos do Comitê de Cultura da Bahia e o advogado e especialista em Direitos Culturais, Alexandre Almeida Aguiar; Descomplicando a Política Nacional Aldir Blanc, com Shaolin Barreto; e Sistema de Cultura – Além do CPF da Cultura, também com Shaolin Barreto. Também terá a apresentação de grupos culturais e artistas locais.
Comitê de Cultura
A ação conta com a parceria do Comitê de Cultura da Bahia, que compõe o Programa Nacional dos Comitês de Cultura (PNCC), vinculado ao Ministério da Cultura. Ainda em Seabra, o Comitê realiza no dia 26/9, no Sindicato dos Trabalhadores Rurais, a Oficina ‘Elaboração de Projetos Culturais para Movimentos Sociais’. O objetivo é capacitar agentes e coletivos para participarem das políticas públicas de cultura, promovendo o desenvolvimento social e econômico do setor.
Trilha da Cultura
O projeto Trilha da Cultura é realizado pelo Instituto de Desenvolvimento Ambiental, Social e Educacional (Idase) e financiando por meio de emendas parlamentares para o Ministério da Cultura, através do Programa Nacional dos Comitês de Cultura (PNCC). No total, oferecerá 10 cursos virtuais e 6 cursos presenciais em seis cidades da Bahia, abordando temas que incluem conceitos e dimensões da cultura, direitos culturais e marcos legais, Sistema Nacional de Cultura, Conselhos de Política Cultural e Planos de Cultura.
Serviços:
Evento 1: Formação dos Gestores e Conselheiros Municipais de Cultura em Seabra
Data: 25/09/2025
Horário: Das 8h às 18h
Local: Auditório Júlio e Jaime Cupertino – Instituto Federal da Bahia (IFBA) – Campus Seabra – Estrada Vicinal para Tenda, s/n – Bairro: Barro Vermelho – Seabra
Evento 2: Oficina ‘Elaboração de Projetos Culturais para Movimentos Sociais’
Data: 26/09/2025
Horário: Das 9h às 12h30
Local: Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Seabra – R. Ana Nery, 300