COMITÊ DE CULTURA DA BAHIA
Quem Somos
Cultura, tradição e preservação
Na Bahia, o Comitê de Cultura é liderado pela Associação Filhos de Gandhy. Fundado em 1949, os Filhos de Gandhy é um dos maiores afoxés do Brasil. Surgiu como um bloco carnavalesco, formado por trabalhadores do cais do Porto de Salvador, e se estabeleceu como entidade de preservação da cultura de matriz africana. Tem como missão promover a cultura da paz, a tradição e a ancestralidade.
O Comitê de Cultura da Bahia ainda é formado pelo Grupo de Ambientalistas Nascente (Santo Antônio de Jesus), a Associação Mulheres Quilombolas em Ação Dandara dos Palmares (Morro do Chapéu) e a Associação Arte e Cultura (Macaúbas), que trabalham com educação e preservação cultural.
Nossa Equipe
Camila Vieira - Coordenação Executiva
Jornalista formada pela Universidade Católica de Brasília, com mais de 20 anos de experiência em gestão da comunicação organizacional, institucional e pública. Atuou em cargos estratégicos como Chefe de Gabinete no IRDEB (2016–2023), onde contribuiu para a valorização da cultura baiana por meio de projetos como festivais musicais, transmissões culturais e o Selo Educadora Independente. Também passou por órgãos como a EBC, Assembleia Legislativa da Bahia, Secretaria de Direitos Humanos da Presidência e outras, acumulando expertise em comunicação pública, cultural e política. Especializou-se em mídias sociais, marketing digital, eventos e assessoria de imprensa.
Karol Duarte – Coordenação Metodológica e Projetos
Graduada em Biblioteconomia e Documentação pela UFBA, com formação complementar em políticas culturais, gestão de bibliotecas e diálogos decoloniais. Pós graduanda em Gestão Pública (UNIFACS). Pesquisadora, produtora e parecerista de projetos, com trajetória dedicada às políticas culturais, à gestão de bibliotecas e à promoção da leitura e da diversidade. Com a carreira marcada pelo desenvolvimento, coordenação e avaliação de projetos culturais e educacionais, sempre com ênfase na democratização do acesso à cultura, na inovação em bibliotecas e no fortalecimento de redes colaborativas. Possui experiência em planejamento e produção de eventos culturais, como o encontro pluricultural “Águas de Março: diálogos femininos”; “Leitura como cuidado”, Bamberê: entre livros e infâncias, e a Festa Literária FLIMUNIZ – o (re)encontro com a ancestralidades além da organização de mostras fotográficas em espaços culturais de Salvador.
Luciana Rosa - Coordenação de Comunicação
Jornalista com ampla experiência em assessoria de comunicação e imprensa, produção de conteúdo e gestão de imagem. Atuou por mais de dez anos em órgãos públicos, coordenando estratégias de comunicação, gerenciamento de crise e criação de materiais institucionais. Já assessorou parlamentares e participou da coordenação de campanhas eleitorais. Tem experiência em produção de TV e rádio e, desde 2019, é fundadora da Se7e Assessoria de Comunicação, oferecendo serviços estratégicos para marcas, instituições e personalidades.
Bia Bastos – Coordenação executiva-metodológica
Profissional com 15 anos de experiência na área administrativa, especializada em Gestão Pública e com MBA em Gestão de Projetos, atualmente cursa Gestão em Saúde e Análise e Desenvolvimento de Sistemas. Atuou em Finanças, RH e Qualidade, e há uma década dedica-se à coordenação e execução de mais de 40 projetos nos setores público e privado, com destaque para iniciativas culturais e sociais. Premiada por projetos audiovisuais e reconhecida por sua atuação empreendedora, é idealizadora e mentora de programas voltados ao desenvolvimento local. Atualmente, é Representante Territorial de Cultura (RTC) da Secult Bahia.
Juliana Silva – Coordenação executiva-metodológica
Licenciada em Historiadora pela Universidade do Estado da Bahia, pós-graduanda em política e gestão cultural na Universidade Federal do Recôncavo, gestora e mobilizadora cultural, socioeducadora popular e idealizadora e co-fundadora do Grupo Nicuri. Atua socialmente e politicamente como Promotora Legal Popular formada pela Rede Nacional de Mulheres Negras no Combate à Violência (2021); ativista defensora de direitos humanos em diversas frentes, a exemplo do Fórum Nacional Marieles; e, conselheira titular e ex presidenta do Conselho de Promoção da Igualdade e Combate à Intolerância Religiosa de Santo Antônio de Jesus.
Karla Cajaiba - Coordenadora executiva-metodológica
Bacharel em Artes Cênicas e Licenciada em Teatro pela Universidade Federal de Sergipe (UFS). Atua na área de gestão cultural há mais de uma década e como consultora de políticas culturais, com ênfase municipalista. Faz parte da equipe de coordenação do Fórum de Cultura da Bahia. É Aprendiz e Educadora Griô, com formação pela Escola de Formação Pedagogia Griô e pelo Núcleo de Estudos das Universidades, Intolerância e Conflitos (Diversitas/USP). Recebeu o título de Doutora Honoris Causa pela Faculdade Frebraica em reconhecimento à sua atuação na área da cultura no Vale do Jiquiriçá. Recentemente, passou a integrar a coordenação do comitê nacional de cultura da Bahia. Além dos serviços técnicos na área cultural, atua como atriz, professora de teatro, contadora de histórias Griô.
ENTIDADES EXECUTANTES
Associação Mulheres Quilombolas em Ação Dandara dos Palmares/Morro do Chapéu
Coordenadora Executivo/Metodológico
KARLA CAJAIBA
Técnico de Comunicação
VINI HONDA
Assessoria a Projetos e Parcerias
NAGIB BARROSO
Grupo Ambientalistas Nascente/Santo Antônio de Jesus
Coordenadora Executivo/Metodológico
JULIANA SILVA
Técnico de Comunicação
BEATRIZ SANTOS
Assessoria a Projetos e Parcerias
JOSÉ FRANCISCO DE LIMA
Associação Arte e Cultura
Coordenadora Executivo/Metodológico
BIATRIZ BASTOS
Técnico de Comunicação
NETO CAJADO
Assessoria a Projetos e Parcerias
HERLOM MIGUEL
CONECTE-SE COM O COMITÊ
Siga-nos nas redes
Grupo de Informes do Comitê
Fechado para mensagens, somente informes do Comitê.