Assembleia Territorial de Cultura – Território de Guanambi
- Tipo da Atividade: Mobilização
- Data:11/03/2025
- Participantes: 60
- Parceiros: Associação Afoxé Filhos de Gandhy, Conselhos Municipais de Cultura, Pontos de Cultura, Pontões de Cultura, Secretaria Estadual de Cultura, Conselho Estadual de Cultura
- Local: Online
No dia 11 de março de 2025, foi realizada a Assembleia Territorial de Cultura do Território de Guanambi, em formato virtual, com duração de três horas no período noturno. A atividade teve como objetivo central a mobilização e articulação dos agentes culturais da Região Intermediária de Guanambi para o diagnóstico participativo da situação cultural local. A ação promoveu o mapeamento e a integração dos atores culturais, instâncias municipais, Conselhos de Cultura e Câmara Técnica do Sertão Produtivo, fomentando a escuta ativa e o planejamento estratégico para a construção da Caravana Cultural regional. A Assembleia também teve como finalidade divulgar e fortalecer a compreensão da Lei Estadual Cultura Viva da Bahia, ampliando o acesso às políticas públicas culturais e fortalecendo os mecanismos de participação social e o diálogo entre agentes culturais, instituições governamentais e sociedade civil.
A Assembleia foi conduzida online, com inscrições realizadas via plataforma Google Formulário e ampla divulgação em redes sociais e sites, priorizando a valorização dos Territórios de Identidade da Bahia, especialmente a Região Intermediária de Guanambi, que abrange as Regiões Imediatas Prioritárias de Bom Jesus da Lapa e Guanambi. Participaram cerca de 60 agentes culturais, incluindo representantes de associações, Pontos e Pontões de Cultura, conselhos municipais e estaduais, trabalhadores da cultura, artistas e produtores culturais, refletindo a diversidade sociocultural do território e a complexidade das demandas locais. A mesa da Assembleia contou com a participação de representantes do Comitê de Cultura da Bahia, da Diretoria de Cidadania da Cultura, do Escritório do Ministério da Cultura na Bahia, da Diretoria de Territorialização da Cultura, da Diretoria de Espaços Culturais, do Colegiado Territorial de Desenvolvimento Sustentável do Sertão Produtivo, da Câmara Técnica de Cultura do Sertão Produtivo e da Fundação Anísio Teixeira, representando os Pontos de Cultura do território.
Durante o evento, foi exibido o videoclipe “Pra Cidade Evoluir”, do músico Jardel Eunato, financiado pela Lei Aldir Blanc, ressaltando a importância do fomento público para a produção cultural local. O momento principal da Assembleia foi a escuta ativa, que utilizou questões norteadoras para fomentar a participação dos presentes, abordando as principais demandas culturais do território, os desafios para acesso a editais e políticas culturais, as necessidades de formação e capacitação, e estratégias para fortalecer a participação social nas políticas culturais. As falas foram mediadas pelo Comitê de Cultura e pela Secretaria de Cultura da Bahia, garantindo o esclarecimento de dúvidas e o estímulo à participação democrática.
CONECTE-SE COM O COMITÊ
Siga-nos nas redes
Grupo de Informes do Comitê
Fechado para mensagens, somente informes do Comitê.
