No dia 25 de setembro, o Comitê de Cultura da Bahia teve presença de destaque na terceira formação presencial do projeto Trilha da Cultura, realizada no Instituto Federal da Bahia (IFBA), em Seabra. A atividade reuniu cerca de 100 gestores e conselheiros municipais de cultura de 84 municípios dos territórios da Chapada Diamantina, Sertão Produtivo, Piemonte do Paraguaçu e Bacia do Paramirim, em um dia de debates, aprendizado e articulação em prol da cultura baiana.
Integrante do Programa Nacio
nal dos Comitês de Cultura (PNCC), vinculado ao Ministério da Cultura, o Comitê atua como um espaço de mobilização, articulação e capacitação de agentes culturais em todo o estado. Em Seabra, seus técnicos conduziram a formação “Gestão Pública de Cultura – Para que e para quem?”, abordando a importância da gestão cultural participativa, a democratização dos recursos e a construção de políticas públicas que fortaleçam a diversidade cultural.
A participação do Comitê teve como objetivo orientar gestores e conselheiros sobre como estruturar sistemas municipais de cultura, ampliar o acesso às políticas de fomento e garantir a implementação de ferramentas como a Política Nacional Aldir Blanc (PNAB) e o Sistema Nacional de Cultura. Além da troca de conhecimentos, a presença do Comitê em encontros como este é fundamental para aproximar o Ministério da Cultura das realidades locais, fortalecendo a atuação dos municípios e valori
zando os saberes e identidades dos territórios.
Com essa atuação, o Comitê de Cultura da Bahia reafirma seu compromisso em ser uma ponte entre governo e sociedade civil, promovendo capacitação, diálogo e inclusão para que a cultura se consolide como um direito de todos e como motor de desenvolvimento social e econômico nos municípios baianos.