No próximo dia 11 de setembro de 2025, a cidade de Barreiras, no Território da Bacia do Rio Grande, será palco de mais uma edição do Cultura em Movimento – Encontro Territorial de Formação em Políticas Públicas da Cultura. O evento acontecerá no Centro Cultural Rivelino Silva de Carvalho, das 8h às 12h e das 14h às 18h, reunindo gestores públicos, agentes culturais, coletivos e organizações da região.

Com o tema “Destravando a Gestão Pública da Cultura”, a iniciativa tem como objetivos capacitar gestores e agentes culturais, democratizar o acesso às políticas culturais, combater a desinformação sobre os instrumentos de gestão, além de fortalecer conselhos e articulações territoriais em prol da cultura.

Durante o encontro, os participantes poderão debater temas fundamentais como os Sistemas Nacional, Estadual e Municipal de Cultura, programas e agendas institucionais do Ministério da Cultura, conselhos municipais e instâncias de participação, além da política de territorialização e o Programa Nacional dos Comitês de Cultura.

A programação inclui palestras e rodas de conversa com especialistas e representantes de diferentes esferas da gestão cultural. Entre os destaques, estão a roda de conversa “Os caminhos das políticas da cultura e seus equipamentos”, conduzida por Bia Bastos e Neto Cajado, do Comitê de Cultura da Bahia, além das palestras sobre direitos culturais, Sistema Nacional de Cultura e transversalidade da cultura.

O evento é uma realização do CEPAC – Centro de Estudos e Pesquisas em Arte e Cultura, com apoio da Prefeitura de Barreiras, da Câmara de Cultura da Bahia e do Fórum de Dirigentes Municipais de Cultura da Bahia (FDMCB). Conta ainda com parceria do Programa Nacional dos Comitês de Cultura, do Ministério da Cultura, do Governo do Estado da Bahia e do Governo Federal.

A proposta é clara: destravar os caminhos da gestão cultural e ampliar as possibilidades de participação social na construção de políticas públicas que fortaleçam a diversidade cultural e garantam mais acesso à cultura em todo o território baiano.