Assembleia Territorial da Região Metropolitana de Salvador

  • Tipo da Atividade: Mobilização
  • Data: 12/03/2025
  • Participantes: 60
  • Parceiros: Associação Afoxé Filhos de Gandhy, Conselhos Municipais de Cultura, Pontos de Cultura, Pontões de Cultura, Secretaria Estadual de Cultura, Conselho Estadual de Cultura
  • Local: Online

No dia 12 de março de 2025, foi realizada a Assembleia Territorial da Região Metropolitana de Salvador, em formato virtual, com duração de três horas no período noturno. Esta atividade teve como objetivo central a mobilização e articulação dos agentes culturais da Região Metropolitana de Salvador para a formulação participativa do cenário cultural local. A ação buscou mapear e integrar os atores culturais da região, incluindo Pontos e Pontões de Cultura, associações e projetos culturais, promovendo uma atualização permanente do cadastro e fomentando a escuta ativa para identificar demandas, desafios e potencialidades culturais, garantindo a participação democrática dos agentes culturais. Além disso, a Assembleia teve como propósito divulgar e fortalecer a compreensão e aplicação da Lei Estadual Cultura Viva da Bahia, ampliando o acesso às políticas públicas culturais, estimular o planejamento estratégico coletivo para a Caravana Cultural e fortalecer os mecanismos de participação social e o diálogo entre agentes culturais, instituições governamentais e sociedade civil, promovendo a democratização e transparência nas políticas culturais.

 

Realizada em ambiente virtual, a Assembleia utilizou plataformas digitais para inscrição, divulgação e condução das atividades, ampliando o alcance territorial e possibilitando a participação de agentes culturais de diversas localidades da Região Metropolitana de Salvador. A proposta da atividade demandou estratégias específicas para assegurar a efetividade da escuta ativa e o engajamento dos participantes. Aproximadamente 75 agentes culturais participaram, entre representantes de associações culturais, Pontos e Pontões de Cultura, conselhos municipais e estaduais, trabalhadores da cultura, artistas, produtores culturais e representantes de comunidades tradicionais e quilombolas, refletindo a diversidade e complexidade sociocultural do território e evidenciando a necessidade de políticas culturais que reconheçam e valorizem tais especificidades.

 

A ação contou com a colaboração articulada entre o Comitê de Cultura da Bahia, responsável pela metodologia, comunicação, mobilização e mediação; a Associação Afoxé Filhos de Gandhy, como OSC celebrante; a Superintendência de Desenvolvimento Territorial da Cultura (SUDECULT-BA) da Secretaria de Cultura da Bahia; o Conselho Estadual de Cultura da Bahia; o Colegiado Territorial de Desenvolvimento Sustentável do Território Região Metropolitana; a Câmara Temática de Cultura do Território da Região Metropolitana; o Escritório do Ministério da Cultura na Bahia; Pontos e Pontões de Cultura da Região Intermediária; conselhos municipais de cultura de Salvador, Camaçari, Pojuca, entre outros; Aldeia Mãe Terra da Ilha de Itaparica; e a Coordenação de Difusão da Funarte. Essa rede colaborativa demonstra a articulação interinstitucional necessária para a efetivação de políticas culturais democráticas e territorialmente sensíveis.

 

 

CONECTE-SE COM O COMITÊ

 

 

Siga-nos nas redes

 

Grupo de Informes do Comitê

Fechado para mensagens, somente informes do Comitê.