3º Round
- Tipo da Atividade: Mobilização
- Data: 13/07/2024
- Participantes: 200
- Parceiros: Associação Afoxé Filhos de Gandhy, Movimentos sociais e organizações da sociedade civil
- Local: Monumento da Cruz Caída – Salvador – BA
A atividade desenvolvida pelo Comitê de Cultura em parceria com o 3 Round, maior circuito de cultura urbana do Norte/Nordeste, pretende promover a educação popular e formação cidadã sobre democracia, direitos sociais e políticas culturais, fortalecendo as instâncias de participação e deliberação do Sistema Nacional de Cultura, conforme previsto no PNCC. Ao convidar jovens, sobretudo aqueles historicamente marginalizados, para discutir o hip hop como ferramenta de construção identitária e cultural, o comitê busca ampliar seu diálogo com a sociedade civil, inserindo essa parcela da população no debate sobre políticas públicas e na legitimação de sua produção cultural.
A ação alcança esse objetivo ao oferecer uma grade diversificada — incluindo break dance, batalha de rimas e jogral —, que funciona como plataforma de expressão e reflexão crítica. Ao valorizar linguagens artísticas periféricas, a atividade democratiza o acesso à discussão sobre políticas culturais, aproximando a juventude das instâncias de participação social e incentivando seu reconhecimento como agentes culturais ativos. Isso se alinha também ao objetivo do PNCC de implementar inovações em participação social, ao utilizar a cultura urbana como meio inovador para mobilizar grupos tradicionalmente excluídos do planejamento cultural.
Além disso, ao fomentar o debate sobre o hip hop como elemento identitário e político, a iniciativa promove a comunicação popular e acessível, combatendo estereótipos e desinformação sobre políticas públicas, e amplia o acesso à informação ao apresentar, de forma dinâmica, as ações do comitê à sociedade. Ao integrar jovens produtores culturais às discussões do plano nacional, contribui-se ainda para reverter desigualdades sociais, ao reconhecer e incluir vozes que historicamente ocupam espaços marginais no cenário cultural. Assim, a atividade consolida-se como um mecanismo de articulação entre Estado, sociedade civil e juventude, fortalecendo a construção coletiva de políticas culturais inclusivas e representativas.
CONECTE-SE COM O COMITÊ
Siga-nos nas redes
Grupo de Informes do Comitê
Fechado para mensagens, somente informes do Comitê.

