A Caravana do Comitê de Cultura da Bahia marcou presença na FLIMUNIZ nesta quinta-feira (13), levando ao Colégio Estadual Evancleide Almeida Santos Barreto (CEASB) uma programação que integrou formação, arte e debate sobre o papel da cultura na construção de futuros possíveis. 

Durante a tarde, estudantes do Ensino Médio participaram da roda de conversa “A Cultura e as Profissões: Orientação Profissional e de Carreira”, conduzida por Juliana Silva, coordenadora executiva da OSC Grupo Ambientalista Nascente – Gana e representante do Comitê de Cultura da Bahia.

O encontro estimulou os jovens a refletirem sobre escolhas profissionais, talentos individuais, expectativas e oportunidades no universo das carreiras ligadas – ou atravessadas – pela cultura. “A cultura amplia horizontes e nos ajuda a enxergar caminhos. Quando os jovens compreendem isso, eles descobrem novas possibilidades de futuro”, destacou Juliana Silva.

Já no turno da noite, os estudantes da Educação de Jovens e Adultos (EJA) participaram da oficina “Investigação Básica em Cultura Digital e Mídias”, ministrada por Neide Vieira. A atividade apresentou conceitos fundamentais sobre tecnologia e comunicação, abordando como as ferramentas digitais influenciam as práticas culturais contemporâneas e o cotidiano das comunidades. Os participantes puderam explorar, ainda, noções práticas de mídia e expressão digital.

A ação integra as atividades da Caravana do Comitê de Cultura da Bahia, que tem percorrido diferentes territórios com o propósito de fortalecer a participação social, incentivar a formação cultural e aproximar o público de debates essenciais sobre cidadania e direitos culturais.

Presente na FLIMUNIZ, a Caravana reforça seu compromisso de promover experiências formativas que conectam educação, cultura e comunidade — evidenciando que a cultura transforma vidas, inspira trajetórias e potencializa realidades.