O município de Barrocas será o próximo a receber o projeto Trilha da Cultura – Conectando Saberes em Rede, que realiza, no dia 30 de outubro (quinta-feira), a 4ª formação “Culturalizando a Gestão Municipal: marcos legais, PNAB e Sistema Nacional de Cultura”. O encontro acontece no Auditório da Câmara de Vereadores, das 8h às 18h, reunindo gestores municipais e conselheiros de cultura.

A iniciativa tem como objetivo fortalecer a gestão pública da cultura, promovendo o entendimento sobre os instrumentos legais, a Política Nacional Aldir Blanc (PNAB) e o Sistema Nacional de Cultura, fundamentais para o desenvolvimento das políticas culturais em nível local.

Durante a programação, o Comitê de Cultura da Bahia participa com a palestra “Gestão Pública Cultural: para quê e para quem”, que vai abordar os desafios e perspectivas da atuação do poder público na construção de políticas culturais mais inclusivas e participativas. A proposta é provocar reflexões sobre o papel dos gestores e conselheiros na consolidação de um sistema de cultura democrático e eficaz.

Voltada ao público que atua diretamente na condução e no planejamento das ações culturais dos municípios, a formação busca estimular a integração em rede e o compartilhamento de experiências entre os agentes do setor.

O Trilha da Cultura é uma ação do Programa Nacional dos Comitês de Cultura na Bahia, realizada pelo Instituto de Desenvolvimento Social e Ecológico Ambiental (Idase-BA), com apoio do Ministério da Cultura e do Governo Federal – União e Reconstrução.