Na última terça-feira (16/09), o Instituto de Desenvolvimento Social e Agrário do Semiárido da Bahia (Idase-BA), em parceria com o Programa Nacional dos Comitês de Cultura (PNCC) e o Ministério da Cultura (MinC), promoveu a 3ª aula da 1ª Jornada de Formação para Agentes Culturais. A atividade, realizada de forma online e gratuita, contou com a participação de agentes culturais, gestores e interessados no setor de diversas regiões do estado e do país.

O encontro teve como tema o Sistema Nacional de Cultura, conduzido por um especialista da área, que apresentou conceitos, diretrizes e desafios relacionados à implementação e fortalecimento desse sistema. Foi ministrada por Poli Brasil, que é consultora em políticas culturais, jornalista, formada em Direito e pós-graduada em Gestão Cultural. Atua junto à Arte em Prática Assessoria em Cultura, trabalhando com leis de fomento, sistemas municipais de cultura e produção de conteúdo técnico com mais de 330 mil visualizações no YouTube.

A aula proporcionou um espaço de troca de conhecimentos e experiências, estimulando o debate sobre a importância da articulação entre União, estados e municípios para garantir a efetividade das políticas culturais.

A jornada, iniciada em junho, tem como objetivo capacitar e atualizar profissionais da cultura, oferecendo conteúdos que ampliam o acesso às políticas públicas e fortalecem a atuação no setor. Até o final do ano, ainda estão previstas mais duas aulas: no dia 21/10, sobre Conselhos de Política Cultural, e em 18/11, com o tema Planos de Cultura.

A 1ª Jornada de Formação integra o proejto Trilha da Cultura, iniciativa do Idase-BA que busca contribuir para a formação continuada e o fortalecimento das políticas culturais no estado.