O Comitê de Cultura da Bahia, vinculado ao Ministério da Cultura, em parceria com a Secretaria de Cultura da Bahia – Secult Bahia, através da Superintendência de Desenvolvimento Cultural – Sudecult, inicia no dia 20 de maio, em Paulo Afonso, a série das Caravanas Territoriais de Cultura, que vai acontecer até o final do ano em diversas macrorregiões do estado.

A primeira caravana vai acontecer dentro da programação da Feira Literária Indígena do Território de Itaparica (FLEPITI), que será realizada na Escola Estadual Integral de Paulo Afonso – CETIPA. A caravana vai acontecer, nos dois turnos.

A programação começa às 8h, com a Plenária “Cultura Viva Bahia”, ministrada pela diretora de Cidadania Cultural da Secult-Ba, Thais Pimenta. O tema do debate será sobre os Política Estadual do Cultura Viva Bahia (certificação dos novos Pontos de Cultura e fortalecimento da Rede de Pontos e Pontões de Cultura). No final da manhã, às 11h30, vai acontecer o Show “Pífano de Glória” – Resgatando a Cultura Tradicional de um Povo.

Na parte da tarde, a partir das 14h, acontecem simultaneamente as oficinas de formação: 1. “Elaboração de Projetos Culturais” – com Karol Duarte, do Comitê de Cultura da Bahia, sobre como estruturar ideias e captar recursos; e 2. “Produção de Vídeos no Celular”, com Bia Bastos, também do Comitê de Cultura da Bahia e Coletivo Maicé Produções, sobre técnicas de videomaker para divulgar trabalhos culturais.

Escuta e formação

As Caravanas Territoriais de Cultura são uma continuidade das Assembleias Territoriais de Cultura – encontros virtuais realizados entre janeiro e maio, com o envolvimento de 2500 pessoas inscritas, oriundas de 350 municípios de todos os territórios de identidade da Bahia – e visa garantir o debate e a escuta sobre a cultura com a comunidade local, ofertar formação e promover artistas e coletivos locais.

Além de Itaparica, as caravanas irão acontecer em outros Territórios de Identidade da Bahia, como Sertão do São Franscisco, Litoral Sul, Vale do Jiquiriçá, Metropolitano de Salvador, Vale do Paramirim, Sudoeste Baiano, Irecê, Bacia do Rio Grande e Sisal.

Formação por territórios

Outra ação importante do Comitê de Cultura da Bahia é a formação e capacitação de gestores e conselheiros municipais de Cultura, sobre gestão das políticas de cultura, com foco na execução da PNAB e Lei Paulo Gustavo – LPG. A ação será em parceria com o Instituto de Desenvolvimento Ambiental, Social e Educacional (Idase),

Os cursos devem ocorrer em macrorregiões da Bahia, como Juazeiro, Jequié, Seabra, Jacobina, Nazaré das Farinhas e Feira de Santana. O objetivo é capacitar, fortalecer a cultura enquanto direito e promover o desenvolvimento socioeconômico através do setor.