Foram 21 encontros, com mais de 65 horas de debate sobre políticas públicas de cultura, mobilizando mais de 2500 pessoas de 394 municípios dos 27 territórios de identidade da Bahia
Mais de 2500 pessoas, entre ativistas, gestores, produtores, artistas e fazedores de cultura, de 394 municípios dos 27 Territórios de Identidade da Bahia, foram alcançadas durante as Assembleias Virtuais de Cultura, realizadas entre janeiro e maio, pelo Comitê de Cultura da Bahia, do Programa Nacional dos Comitês de Cultura (PNCC), em parceria com a Superintendência de Desenvolvimento de Cultura (SUDECULT), da Secretaria de Cultura da Bahia – Secult.
No total, foram 21 encontros, com mais de 65 horas de debate, com escuta de demandas, debates sobre políticas públicas de cultura, a apresentação do Comitê de Cultura da Bahia e outras ações de governo no setor em toda a Bahia.
O objetivo da ação foi apresentar o PNCC, uma política inovadora que visa ampliar o acesso às políticas públicas de cultura, promovendo a cultura como um direito fundamental e fortalecendo a democracia participativa.
Além da SUDECULT/Secult, outros parceiros também fizeram parte da jornada, como os Representantes Territoriais de Cultura (RTC), os Agentes Territoriais de Cultura (ATC), Colegiado de Desenvolvimento Territorial Sustentável (CODETER), Comissão Estadual dos Pontos de Cultura (CedPC) e o Escritório do MinC na Bahia.
Caravanas Territoriais de Cultura
Para dar sequência e fortalecer a escuta ativa das demandas culturais do estado, o Comitê de Cultura da Bahia, junto com a SUDECULT/SECULT, irá promover, a partir de maio, uma série de Caravanas de Cultura nos principais territórios da Bahia, começando no Território de Itaparica, região de Paulo Afonso. Os encontros serão presenciais e contarão com painéis temáticos, oficinas de capacitação e apresentações artísticas.
A ação visa promover a mobilização da comunidade e o debate sobre a cultura, ofertar formação técnica, informar e fortalecer a identidade cultural dos territórios da Bahia. Ao final das caravanas, serão elaborados relatórios para embasar ações de cultura futuras para cada território.