Atividades serão realizadas em parceria com Institutos Federais nas cinco regiões do país

Com o objetivo de fortalecer a conexão entre os Agentes Territoriais e os Comitês de Cultura, o Ministério da Cultura (MinC) promove, a partir desta quarta (29) janeiro, uma série de lives temáticas. Serão cinco encontros, transmitidos ao vivo pelo canal do MinC no YouTube, sempre às quartas, às 19h (horário de Brasília). Em cada atividade haverá espaço para diálogo, troca de experiências e alinhamento estratégico entre agentes, comitês e representantes do MinC.

As atividades fazem parte do Programa Nacional dos Comitês de Cultura (PNCC) e ocorrem em parceria com os Institutos Federais do Pará, Rio Grande do Norte, Goiás, Rio de Janeiro, Sul-rio-grandense e comitês de cultura.

A série de lives vai abordar temas fundamentais para o fortalecimento das redes de cultura em todo o país, como planejamento de ações culturais, produção de conteúdos de comunicação e estratégias de articulação do setor cultural.

“Queremos criar uma rede mais coesa e colaborativa entre agentes territoriais, comitês de cultura e o próprio MinC. Esses encontros são fundamentais para que possamos compartilhar experiências, alinhar estratégias e pensar juntos uma atuação cultural que seja cada vez mais democrática, para potencializar o poder de transformação social da cultura nos territórios”, destacou a diretora de Articulação e Governança (DAG) do MinC, Desiree Tozi.

A participação é gratuita e aberta a agentes territoriais de cultura, integrantes dos comitês e qualquer pessoa interessada em promover a democratização do acesso às políticas públicas de cultura.

PNCC

O Programa Nacional dos Comitês de Cultura, instituído pela Portaria MinC nº 64, de 28 de setembro de 2023, foi pensado para ampliar os instrumentos da democracia participativa direta e promover as diversas formas de conhecimento sociocultural em todas as regiões e territórios do Brasil.

O objetivo principal do PNCC é ampliar o acesso às políticas públicas de cultura, fortalecendo a democracia e a participação cidadã, contribuindo para a compreensão da cultura como um direito. Nesse sentido, o Programa também busca fortalecer o Sistema Nacional de Cultura (SNC), por meio de atividades de articulação social, formação em direitos e políticas culturais, apoio à elaboração de projetos e parcerias, comunicação social e difusão de informações sobre as políticas culturais.